HOME|EM FOCO|Edgard Nascimento Neto|MEMÓRIA TRICOLOR: Dia das Mães, pizza e vitória do Flu em Madureira (por Edgard Nascimento - “Testemunha da história”)
  • Edgard Nascimento Neto
    Edgard Nascimento Neto
    Carioca, Engenheiro, Tricolor desde sempre, fã incondicional do futebol. Frequenta os estádios desde 1959, aos cinco anos. De Laranjeiras, para o mundo.
Ver mais colunas
Distribuidora de Produtos Alimentícios e DescartáveisDistribuidora de Produtos Alimentícios e DescartáveisDistribuidora de Produtos Alimentícios e Descartáveis
em foco • Por Edgard Nascimento Neto • 11 mai 2018
MEMÓRIA TRICOLOR: Dia das Mães, pizza e vitória do Flu em Madureira (por Edgard Nascimento - “Testemunha da história”)

No ano 2000, no segundo turno do Carioca, o Fluminense foi enfrentar o Madureira, em seu estádio, o Aniceto Moscoso. A vitória seria importante, pois manteria a chance de conquistar esse mesmo turno.  

Era o Dia das Mães. Nessa data, eu sempre visitava meus pais pela manhã, e no início da tarde, meus sogros, pois o pai da minha esposa gostava de almoçar cedo.

Terminado o almoço, após um breve descanso, convidei meu sogro para ir ao jogo e ele, Tricolor que era, aceitou prontamente. De imediato, ele quis saber se o seu neto, Pedro Henrique, à época com onze anos, também nosso torcedor e sobrinho de minha esposa, poderia ir. Claro que eu concordara, ainda mais que seria a primeira vez do garoto naquele estádio "raiz".

Nas vezes em que lá estive, o acesso de visitantes era sempre por uma ruela, que fica próxima ao Mercadão de Madureira, do lado oposto à rua Conselheiro Galvão, onde está a entrada social do clube tricolor suburbano. Prudentemente, estacionei três quarteirões adiante e verifiquei que entraríamos pelo local costumeiro. Fazia calor naquele dia.

Durante o primeiro tempo, Zetti, nosso goleiro, felizmente não deu sustos. Em um descuido da defesa, o Madureira abriu a contagem. Vanin, pífio lateral-esquerdo, errava tudo o que fazia. Roger era o mais lúcido do time, comandando o meio-campo e municiando o centroavante Agnaldo. Espinosa, o técnico, certamente teria muito a falar no intervalo.

Na segunda etapa, já sem Vanin, substituído por Jorge Luís, o Fluminense foi para o tudo ou nada.

Pedro Henrique, com seu refrigerante e uma pizza "mini brotinho", incentivava o time, assim como todos nós. Notei que, à medida que o lanche era devorado, a equipe cada vez mais pressionava o adversário. Assim que o menino terminou de comer, Roger empatou o jogo. O gol daria novo ânimo, mas nosso quadro, preocupantemente, voltava a passar aperto.

O time da casa comandava a partida. Régis salvou em cima da linha uma bola que já havia passado por Zetti e, logo depois, Yan errou uma jogada no meio, originando um contra-ataque, que quase acabou em gol da equipe mandante. Subitamente, ocorreu-me de perguntar ao Pedro se ele queria outra pizza. Sim, ele quis, e rapidamente foi comprar o novo lanche, saboreando-o com vontade.

A partir daí, o Fluminense voltou a dominar, parecia outro time. Quando ele acabou a pizza e bebeu o último gole do guaraná, Donizete Amorim, num balaço de fora da área, fez o segundo gol. Meu sogro, emocionado, abraçou o neto e eu me juntei a eles, quase derrubando um senhor, que gritava eufórico, a exemplo de toda a torcida. Faltavam ainda dez minutos e novamente com dificuldades, nosso time era bastante atacado.

Quando houve uma falta na entrada da nossa área, tentei a última cartada: "Pedro Henrique, você quer outra pizza?", propus. "Não, tio, eu estou satisfeito.", ele falou. Fiquei apreensivo. Bomba na barreira, escanteio. Disse a ele, que se quisesse comprar, poderia ir comendo o restante do lanche no carro, pois a partida estava acabando. Quando ele iria responder, veio o apito final. Ufa! Vitória por 2 a 1.

Ao chegarmos, adivinhem qual o lanche que nos esperava?

 

TOQUE SUTIL

Infelizmente, o time não conseguiu conquistar o segundo turno, ficando de fora da disputa pelo título Estadual.

 

VOLTAR PARA EM FOCO
Compartilhe
  • Googlemais
comente
Distribuidora de Produtos Alimentícios e DescartáveisDistribuidora de Produtos Alimentícios e DescartáveisDistribuidora de Produtos Alimentícios e Descartáveis
©2017 OBSERVATÓRIO DO FLUMINENSE
Os Woden