HOME|NOTÍCIAS|Fica ou sai? Relembre os reforços do Flu e opine sobre a permanência para 2018
Futebol • Fonte: GloboEsporte.com • 14 nov 2017
Fica ou sai? Relembre os reforços do Flu e opine sobre a permanência para 2018

O Fluminense se reforçou pouco em 2017. Em meio às dificuldades financeiras, o Tricolor contratou apenas sete jogadores durante a temporada, sendo quatro por empréstimo. Atualmente, três são titulares - o volante Richard, que chegou a conquistar a vaga, se recupera de lesão.

Confira abaixo um resumo da passagem de cada um deles pelo Flu até agora, relembre a situação contratual dos reforços e opine: quais deles devem permanecer em 2018?

 

Lucas

Posição: Lateral-direito

Situação contratual: emprestado pelo Palmeiras até dezembro com opção de compra

Status no elenco: titular

Chegou com status de titular em uma posição carente no elenco e se manteve no time durante toda a temporada - muito também pela falta de opções. Foi bem no primeiro semestre em competições mais fáceis (Campeonato Carioca e fases iniciais da Copa do Brasil e da Sul-Americana), mas caiu de produção nos últimos meses da temporada e já foi vaiado pela torcida. Tem 52 jogos e três gols no ano. O empréstimo termina em dezembro.

 

Orejuela

Posição: volante

Situação contratual: contrato até dezembro de 2020

Status no elenco: reserva

Destaque do Del Valle no vice da Libertadores 2016 e titular da seleção do Equador, logo virou absoluto também no Flu. Agradou no primeiro semestre e era conhecido por não errar passes. Mas problemas extracampo e más atuações o levaram a perder moral tanto com a torcida quanto com a comissão técnica. Virou reserva em outubro e tem futuro indefinido no clube apesar do longo contrato. O Barcelona-EQU tem interesse em sua contratação. Disputou 48 jogos.

 

Sornoza

Posição: apoiador

Situação contratual: contrato até dezembro de 2019

Status no elenco: titular

Um dos xodós dos tricolores, conquistou seu espaço com boas atuações e carisma. É muito querido pelo elenco e tem moral com o técnico Abel Braga. Só deixou o time titular por lesão e fez muita falta durante a recuperação da fratura no tornozelo esquerdo. É peça importante no planejamento do Flu para 2018. Tem 38 jogos e seis gols marcados na temporada.

 

Marlon

Posição: lateral-esquerdo

Situação contratual: emprestado pelo Criciúma até dezembro com opção de compra

Status no elenco: titular

Desejado desde o início do ano pelo Flu, foi contratado apenas em julho. Ganhou espaço no time aos poucos e virou titular no início de outubro. Se destaca no apoio, mas precisa melhorar na marcação - e vem trabalhando para isso. Seu contrato de empréstimo termina em dezembro e a tendência é que a diretoria tente a sua permanência. Resta saber se terá dinheiro para exercer a opção de compra. Fez 18 jogos desde que foi contratado.

 

Robinho

Posição: atacante

Situação contratual: contrato até agosto de 2021

Status no elenco: lesionado (era reserva antes)

Destaque do Figueirense na Série B, chegou ao Flu como eventual substituto de Richarlison e cercado de expectativa. Até agora, no entanto, não conseguiu chamar a atenção e foi titular apenas uma vez em oito partidas. Marcou apenas um gol (de pênalti). Pior: sofreu uma fissura no pé direito e só volta a jogar em 2018. Tem contrato longo.

 

Richard

Posição: volante

Situação contratual: emprestado pelo Atibaia até o fim de maio de 2018 com opção de compra

Status no elenco: lesionado (era titular antes)

Chegou junto com Robinho e era um mero desconhecido até então. Só tinha partidas de séries inferiores do futebol paulista no currículo. Mas a falta de experiência não foi um problema. Agarrou as chances que teve e logo virou titular em uma posição carente no elenco: primeiro volante. É dele a melhor média de roubadas de bola do Flu: 28 em apenas oito partidas no Campeonato Brasileiro (tem 10 partidas no total), média de 3,5 por jogo. A opção de compra não deve ser problema.

 

Romarinho

Posição: atacante

Situação contratual: emprestado pelo Globo-RN até o fim de maio de 2018 com opção de compra

Status no elenco: reserva

Assim como Richard, o atacante veio de divisões inferiores. Disputava a Série D do Campeonato Brasileiro pelo Globo FC, do Rio Grande do Norte, quando foi contratado por empréstimo - na verdade, chamou a atenção de Abel Braga no jogo contra o Flu pela Copa do Brasil. Teve poucas chances até agora. Entrou em cinco jogos, três deles clássicos, e não caiu nas graças da torcida. Mas é uma aposta do treinador.

Compartilhe
  • Googlemais
comente
João Paulo - 14/11/2017 às 14h48
Lucas deve ser devolvido
Romarinho deve ser devolvido
Marlon deve ser devolvido
Orejuela deve ser vendido
Responder
©2017 OBSERVATÓRIO DO FLUMINENSE
Os Woden